quarta-feira, março 04, 2009

"Discurso tìpico do Escravo" por Silvano Agosti

Um dos aspectos mais fatais da cultura atual è fazer crer que seja a unica cultura... ao passo que è simplesmente a pior.
Bom, os exemplos estao no coraçao de cada um... por exemplo, o fato de que as pessoas trabalhem seis dia na semana è a coisa mais mendicante que se possa imaginar.
Come se faz a roubar a vida de seres humanos em troca de comida, teto, de um automòvel qualquer.
Enquanto ontem eu acreditava que me fizessem um favor ao oferecer-me um trabalho, hoje penso:
“Olha sò, estes bastardos que me roubam a unica vida que tenho, porque nao terei uma outra senao esta... e eles me fazem trabalhar 5 vezes, 6 dias na semana e me deixam um unico e miseràvel dia... pra fazer o que? Come se faz para construir a vida em um dia?!”
Por este motivo, ninguèm deve colocar flores na janela da cela do qual è prisioneiro porque, entao, mesmo se um dia a porta è aberta, este nao desejarà sair...
Deve pensar sempre, em sa consciencia:
“Estes me roubam a vida e por isso me dao alguns trocados por mes enquanto eu sou uma obra-prima cujo valor è inenarravel.”
Nao entendo porque um quadro de Van Gogh deva valer 77 milhoes e um ser humano alguns trocados por mes.
Penso existir um critèrio para avaliar que com o desenvolvimento de novas tecnologias, os lucros tenham aumentado pelo menos 100 vezes... logo, o trabalho deveria diminuir pelo menos 10 vezes! E, ao contràrio, nao! O horàrio de trabalho se manteve intacto. Hoje sei que estao me roubando o bem mais precisoso que me foi dado pela Natureza. Pense na coisa mais bonita com que a Natureza nos brinda que è, digamos, fazer amor, nao?
Imagine que voce vivesse em um sistema polìtico, economico e social no qual as pessoas sejam obrigadas, atravès de vigilança, a fazer amor oito horas por dia... seria uma tortura... logo, porque nao deveria ser a mesma coisa para o trabalho que nao è com certeza mais prazeroso que fazer amor, certo?! Por exemplo, o fato que as pessoas trabalhem seis dias na semana... obviamente eu tambèm tenho uma arma contra a cabeça... faço porque sigo o discurso: “Melhor limpar o chao com a lìngua o morrer?”
“Melhor limpar o chao com a lìngua” e justamente o que è horrendo nessa cultura è que o “limpar o chao com a lìngua” se tornou em verdade uma aspiraçao, nao?
E è monstruoso que alguèm deva trabalhar 8 horas por dia e deva ainda ser agradecido a quem o faz lamber o solo, entende?
Tudo isso è “objetivamente” monstruoso mas, la onde a consciencia produz consciencia, tudo isso è “efetivamente” monstruoso...

Intervençao: “Certo mas a este ponto a situaçao è irreversìvel”

Sim, voce faz justamente um discurso de defesa de quem te oprime porque è tìpico do escravo, nao? O verdadeiro escravo... o verdadeiro escravo, defende o seu senhor, jamais o combate. Porque o escravo nao è tanto aquele com a corrente nos pès quanto aquele que nao è capaz de imaginar a liberdade.
Respeito o seu ponto de vista porèm quando Galileu enunciou que a Terra girava ao redor do Sol,havia certamente um como voce que dizia: “Bom, sao 22 sèculos que todos dizem que è o Sol que gira ao redor e agora chega voce com essa palhaçada... e como voce explica isso a todos os seres humanos?” e ele: “Isso nao è problema meu, senhor...”
“Entao, veja bem, nòs te jogamos em um poço e te fazemos negar o que disse, assim, tudo volta à ordem inicial”... entendeu? Porque todo o Ocidente vive em uma àrea de benefìcio porque esta roubando 8/10 dos bens do resto do mundo. Entao, nao è que estamos vivendo em um regime polìtico capaz de nos oferecer uma televisao, um automòvel... nao.
è um sistema polìtico que rouba 8/10 de 3/4 do mundo e dà um pouco de benefècios à 1/4 do mundo, que somos nòs... entao, caros senhores meus, ou nòs acordamos... ou fingimos dormir... ou precisamos ter em conta que estamos todos jà mortos...”

PS: Cliquem no tìtulo e vejam o discurso no original, em italiano.

Um comentário:

Thais de Lima disse...

Oi Tati, caramba, a famosa Tati!!! Ouço muito falar de vc aqui na Kraft, vc é muito querida por todos. Conheço vc só por fotos, cheguei logo depois q vc foi, espero mantermos contato, meu email thaiscml@gmail.com

Como estao as coisas por ai? Grande beijo!!!